Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra
Museu de História Natural de Sintra

Museu de História Natural de Sintra

Acervo de paleontologia e mineralogia

Avaliações Médias

Apresentação

É no Museu de História Natural de Sintra que se pode ver o holótipo, espécime tipo, Barbosannia Gracillirostris. Esta nova espécie e género de pterossauro deve o seu nome cientifico a Miguel Barbosa, pois foi ele que trouxe até ao mundo cientifico este exemplar fóssil o qual foi estudado na Alemanha, no Staatliches Museum für Naturkunde Karlsruhe, através de uma parceria estabelecida entre a Câmara de Sintra e o referido Museu.

Este Museu conta, para além da Sala de Exposição Permanente, com uma Sala de Exposições Temporárias preparada para receber mostras e eventos diversos, com uma Reserva e Laboratório para o tratamento e estudo das peças, com um pequeno Serviço de Documentação especializado e ainda uma Loja. O espaço expositivo tem uma apresentação dinâmica, recorrendo a conceções de mobiliário e equipamento assentes na modernidade, jogando, ainda, com o recurso às novas tecnologias.

O Serviço Educativo tem como ponto de partida a exposição permanente para “contar uma história” que começa com a formação da Terra Primitiva e as mutações que esta sofreu ao longo de milhões de anos no decorrer das diferentes Épocas Geológicas, desde o Pré-Câmbrico ao Quaternário, mostrando toda a evolução da vida através das Coleções Municipais de Paleontologia, Mineralogia, Malacologia e Petrografia oriundas das mais diversificadas partes do mundo.

A constituição deste espaço museológico, inaugurado em Agosto de 2009, teve e tem por base os milhares de peças de enorme importância científica que o Colecionador Miguel Barbosa e a sua mulher reuniram ao longo de décadas e que, em boa hora, doaram ao Município de Sintra. A unidade conta com diversas valências, as quais estão à disposição do público para fruição do mesmo, explorando as vertentes lúdica e didática. Com a criação desta unidade, Sintra conta com mais um equipamento cultural de elevada qualidade e que colmatou, pela sua vocação e missão próprias, uma necessidade que se impunha e que era a de se dar um destino credível, adequado, digno e público às várias Coleções que são hoje pertença da Câmara Municipal de Sintra.

Este é o quarto Museu de História Natural constituído na Região da Grande Lisboa, sendo, contudo, o mais moderno e o mais universal quanto à proveniência das suas peças, abrangendo estas todos os continentes da Terra.

Destacam-se, de entre os mais de 10.000 fósseis do Museu, uma soberba Coleção de Trilobites e alguns exemplares raros e muito bem conservados de Dinossáurios. Também a grande beleza dos minerais com peças ainda em rocha, e outras isoladas e lapidadas que são uma atração para o visitante, tanto nacional como estrangeiro.

Na Coleção de Malacologia, salientam-se os Bivalves e alguns Gastrópodes, de proveniências diversas.

Por fim, na Coleção de Petrografia, encontram-se representadas, não só as principais rochas do território nacional, como, igualmente, pela sua raridade e importância, as rochas provenientes do Espaço, os denominados meteoritos, com enfoque para o célebre Meteorito de Nantan (China), cujo impacto com a Terra vem já referenciado em documentos do século XVI.
Este Museu, que se quis moderno, apelativo funcional, didático e cientificamente atuante está, desde a sua inauguração (1 de Agosto de 2009), à inteira disposição de todos os interessados.

Fotos

Hoje Encerrado Agora UTC0

10:00 - 18:00
  • Segunda-Feira
    Encerrado
  • Terça-Feira
    10:00 - 18:00
  • Quarta-Feira
    10:00 - 18:00
  • Quinta-Feira
    10:00 - 18:00
  • Sexta-Feira
    10:00 - 18:00
  • Sábado
    12:00 - 18:00
  • Domingo
    12:00 - 18:00

Mapa

Categoria (clique para encontrar semelhantes)

Estatísticas

9 Visualizações
0 Avaliações
0 Favoritos
0 Partilhas