Que Informações Guardar no seu Gestor de Contactos?

Que Informações Guardar no seu Gestor de Contactos?

Atualmente, quase todas as pessoas têm um gestor de contactos. Quanto mais não seja, o gestor de contactos do próprio telemóvel.

Na maior parte dos casos, as pessoas limitam-se a guardar o nome do seu contacto e – naturalmente – os seus contactos principais: telefone, email e morada. Mas será que não haverá outro tipo de informação, igualmente importante, que faça sentido registar de igual forma e ter a mesma sempre à mão? Claro que sim. Descubra agora comigo as informações que provavelmente não está a guardar acerca dos seus contactos, e quais as vantagens que terá se o começar a fazer:

1. Data do aniversário

A data do seu próprio aniversário é, para a maior parte das pessoas, o dia mais importante do ano. E, de uma forma geral, todos apreciamos quando alguém nos dá os parabéns (principalmente quando os mesmos vêm de alguém que não estávamos à espera que se lembrasse). Registe a data de aniversário dos seus contactos e ligue-lhes nesse dia. Pode obter a data perguntando diretamente ao próprio ou a outra pessoa que saiba, consultando as respectivas redes sociais ou, se quiser ser discreto, pode dizer que está a ler o horóscopo!

2. Hobbies / Passatempos

Uma das coisas que cada pessoa mais aprecia, são os seus próprios hobbies. Sabendo quais são os passatempos favoritos dos seus contactos, torna-se fácil arranjar um tema de conversa, ou até mesmo a escolha de um presente.

3. Redes sociais

Hoje em dia, quase toda a gente utiliza pelo menos uma rede social e muitas pessoas têm o hábito de publicar informação diversa acerca da sua vida pessoal. Registando os endereços das suas redes poderá, por exemplo, fazer uma revisão das mesmas antes de um encontro e ter assim um tema de conversa atual (perguntar como foram as férias, como se está a dar o cão que adotou recentemente, etc.).

4. Profissão

Precisa de um eletricista, canalizador, técnico de informática ou um designer? Provavelmente tem este tipo de profissionais na sua agenda… só que se a profissão não estiver registada, provavelmente não saberá que os tem. Registar a profissão, assim como outras habilidades diversas (exemplos: “tem jeito para costura”, “sabe falar japonês”, etc.) pode ser muito útil sempre que precisar de encontrar a pessoa certa para uma determinada tarefa.

5. Nomes dos familiares diretos

A família é importante para toda a gente, e quase todos gostam de falar dos seus filhos, esposa/marido, sobrinhos, etc. Saber os nomes dos familiares diretos, permite perguntar “Como está a Clara depois da operação?” ou “Que tal se está a dar o Tiago nos escuteiros?”. Este tipo de personalização será muito apreciada pelo seu interlocutor.

6. De onde nos conhecemos

Principalmente se a sua agenda tiver centenas ou até milhares de contactos, é provável que, passado algum tempo, tenha dificuldade em saber quem é uma determinada pessoa. Facilitará ter um campo onde registe em que circunstância a conheceu (“feira profissional”, “curso de inglês”, “evento da associação”, etc.).

7. Notas

O seu cliente prefere receber as encomendas da parte da manhã? O seu primo gosta de conversar sobre futebol? A sua amiga é vegetariana?
Vá registando todo o tipo de informações relevantes num campo de notas, à medida que as vai descobrindo e habitue-se a fazer uma revisão desse campo antes de cada nova interação com essa pessoa.

Registar e utilizar mais informação acerca dos seus contactos, terá como resultado: clientes mais fidelizados, laços familiares mais fortes, mais e melhores amigos. Porque no fundo, toda a gente gosta de ser lembrada e todos valorizam quem se lembra deles!


Autor: João Jesus – Editor do “Portal Sintra365”
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